Festival de Hip Hop abre o ano em São Paulo com batalha de dança e empoderamento LGBT+

Tem programação das boas nos dias 7 e 8 de janeiro em São Paulo (SP), com o Festival “Nas Batalhas” – no Sesc Itaquera, com entradas gratuitas. O evento quer aumentar e fortalecer o campo de ação do Hip Hop com a união de artistas de São Paulo e redondezas. No sábado, 7, as batalhas serão de mulheres e LGBT+.

Leia também:

Festival Ilumina realiza sua 8a edição promovendo oportunidades, espalhando música e encantando o público

Festa do Indetectável reúne multidão e repercute positivamente em favor da informação sobre HIV

Batekoo Festival surge com proposta de ser o maior evento de música para a comunidade negra, afro-diaspórica e LGBTQIAP+ do Brasil

As fofas serão avaliadas pelos jurados Ákira, Jô Gomes e Aiza, Mc’s Félix Pimenta e Zaila, DJ Kamina, além da participação do grupo Gurias. “Nas batalhas anteriores recebemos mensagens de mulheres e pessoas LGBTQIA+s que gostariam muito de participar, porém, por considerarem a cena muito masculina, tinham medo ou dificuldades para estar, pois não se sentiam acolhidas em alguns momentos”, comenta Jade Lyrio.

Jade é produtora cultural e, ao lado, do pesquisador das danças urbanas Eduardo Dialético, uma das responsáveis por essa movimentação toda que inclui a pauta LGBT+. “Percebemos que era muito importante ter um espaço para refletir esse lugar, garantir achegamento e acolhida. Por isso, foi importante trazer pessoas que representassem a causa e tivessem mais profundidade sobre o tema.”

A programação conta ainda com aulas, bate-papos e oficina de graffiti – além de mais uma rodada de batalha de dança no domingo, 8 de janeiro. Será a vez da tradicional open style, comandada por Jade e Edu, onde todos os estilos poderão batalhar entre si, tendo breaking, locking, popping e outras diversas vertentes de dança urbana e da cultura Hip Hop.

Festival é espaço para refletir, garantir achegamento e acolhida

André Rockmaster, Alex Boog e André Batista serão os jurados, contando ainda com a participação dos grupos Soul Dip e Pratica Vila Bela. Comandando a energia das batalhas, o DJ Jab Cut será responsável por levantar o público e não deixar cair a festa. O 1º, 2º e 3º lugar serão premiados com o troféu “Nas Batalhas”.

Mais para nós

A programação “Representatividades” foi articulada a fim de contemplar os públicos afrodescendentes, indígenas, mulheres e LGBTQIA+. No sábado, às 13h30, os grupos Empower, The Legacy Crew e Elektras abrem uma roda de conversa sobre o protagonismo feminino nas danças urbanas, com mediação de Elen Soul.

No dia seguinte, sob o tema “Letramentos de reexistência: poesia, graffiti, música, dança: hip hop”, Ana Lúcia Silva Souza – professora adjunta na Universidade Federal da Bahia – demonstra o letramento como um meio essencial pelo qual as atividades culturais e políticas do Hip Hop acontecem. Além das rodas de conversas, acontecerão também aulas de danças urbanas, com Darlita Albino e Josh Antonio, e oficinas para iniciantes no Graffiti com Anjinha “A mina das girafas” e André Hulk.

Festival “Nas Batalhas”

7/1, sábado, a partir das 12h30

8/1, domingo, a partir das 11h

Entradas gratuitas

Sesc Itaquera: Av. Fernando Espírito Santo Alves de Mattos, 1000 – Itaquera, SP

Sábado, dia 7 de janeiro

12h30

Aula aberta de Danças Urbanas com Darlita Albino

13h

Oficina de Graffiti com Anjinha “A Mina das Girafas”

13h30

Roda de conversa sobre o protagonismo feminino nas danças urbanas, com os grupos Empower, The Legacy Crew e Elektras

15h

Batalha de dança voltada às mulheres e pessoas LGBTQIA+s

 

Domingo, dia 8 de janeiro

11h

“Letramentos de reexistência: poesia, graffiti, música, dança: hip hop”, com Ana Lúcia Silva Souza

12h30

Aula aberta de Danças Urbanas com Josh Antonio

13h

Oficina de graffiti com André Hulk

13h30

Batalha de dança open style

Fotos: Vinny Fotografia