Universidade Federal da Paraíba faz parceria para estudar a realidade das pessoas LGBT+

A Coordenadoria de Promoção à Cidadania LGBT da Prefeitura de João Pessoa firmou, na segunda-feira (8), uma parceria com o departamento de mestrado da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) que vai contribuir para as pesquisas dos alunos de pós-graduação em Direitos Humanos. O levantamento de dados também servirá para promover uma interlocução entre os estudos e a realidade da comunidade LGBT+.

Leia também:

Universidade Estadual de Maringá tem a primeira travesti doutora da história da instituição

Universidade Federal de Goiás amplia acesso para pessoas trans

Universidade Federal de Lavras (UFLA) aprova sistema de cotas para pessoas trans

O gestor da Coordenadoria, Geraldo Filho, explicou que a parceria será muito importante para debater as necessidades das pessoas LGBT+. “Vamos apresentar os serviços que oferecemos e debatermos sobre as necessidades das pessoas LGBTQIAP+ sob uma perspectiva acadêmica. A gente pretende levantar dados da coordenadoria para eles, como a quantidade de pessoas atendidas, quais são as necessidades mais importantes. Isso será feito através da nossa ficha de triagem que nós realizamos, que contém na coordenadoria”, esclareceu.

Geraldo acrescentou que a parceria garantirá uma troca de informações que contribuirá para a instituição de ensino e para a Coordenadoria de Promoção à Cidadania LGBT. “Vamos receber todos os estudantes do mestrado em Direitos Humanos que realizam pesquisas sobre a população LGBTQIAP+ para que a gente faça essa interlocução entre os estudos e a realidade, para que a gente possa contribuir com as pesquisas e para que os conhecimentos dos alunos possam contribuir com o nosso trabalho”, ressaltou.

A gente pretende levantar dados da coordenadoria para eles, como a quantidade de pessoas atendidas, quais são as necessidades mais importantes.

A Coordenadoria de Promoção à Cidadania LGBT está localizada na Casa Amarela, nº 216, no Parque Solon de Lucena – Lagoa, Centro da Capital. O espaço oferece ao público serviços de odontologia, psicologia, assessoria jurídica, consultas médicas (em parceria com a Famene), entre outros.