Ministério de Damares oficializa “ideologia de gênero” como real e quer receber denúncias

O (des) governo federal institucionalizou o delírio que tem sobre a existência de uma “ideologia de gênero”, que passa a ser passível de denúncia no Disque 100. A decisão faz parte do novo manual para orientar o tratamento das mensagens recebidas pelo canal, que também acolhe denúncias sobre LGBTIfobia e violência contra a mulher.

Leia também:

André Mendonça é confirmado no STF e começa uma era de obscuridade no último refúgio para os LGBT

Thammy Miranda anuncia saída do PL após filiação do (des)presidente da República

ABGLT é alvo de onda de fakenews após ingressar com ação para incluir diversidade em documentos

O documento abriu a possibilidade para queixas sobre “ideologia de gênero” como motivação de violações de direitos contra crianças. A classificação foi inserida no Manual de Taxonomia de Direitos Humanos da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, lançado em abril deste ano pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), comandado por Damares Alves.

O manual divide os tipos de violação em classes, subclasses e espécies, pelas quais os atendentes do Disque 100 classificam as denúncias recebidas. O documento também lista as motivações que levaram às violações de direitos. Entre elas, estão, por exemplo, razões como idade, etnia, orientação sexual e ideologia de gênero.

O ministério também refez as categorias do Painel de Dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, portal que reúne informações das denúncias realizadas através do Disque 100 e do Disque 180, canal específico para combater violência contra a mulher.

O documento abriu a possibilidade para queixas sobre “ideologia de gênero” como motivação de violações de direitos contra crianças.

Nele, é possível saber quantas denúncias foram feitas por cada motivação ou tipo de violação listada no documento. Desde janeiro desse ano, foram reportadas quase 28 mil denúncias em razão de condições físicas, sensoriais, intelectuais ou mentais.

No entanto, as categorias em razão da orientação sexual e ideologia de gênero estão juntas, o que impede saber quantas foram feitas por cada uma dessas motivações.