Faedra Proêza é a representante do Estado de Rondônia no concurso Miss Beleza T Brasil 2020

A virginiana Faedra Proêza é a representante do Estado de Rondônia no concurso Miss Beleza T Brasil, que será realizado em São Paulo em outubro (leia mais aqui) – data preliminar que pode ser alterada devido à pandemia. Entramos em contato com todas as eleitas e publicaremos as respostas por ordem alfabética. E as entrevistas já publicadas estarão no fim da página para você conhecer todas elas.

“Eu cresci em uma fazenda, não tinha referências trans. Minha maior inspiração de beleza sempre foi minha mãe, apesar de muito diferentes fisicamente, sempre carreguei a essência dela comigo. Tive problemas de baixa autoestima, depressão e tentativa de suicídio decorrente da disforia com meu corpo”, conta à Ezatamag.

Fizemos para Faedra as mesmas perguntas enviadas às outras candidatas, garantindo isonomia na divulgação delas este texto de abertura também é padrão pelo mesmo motivo. Conheça um pouco mais sobre a Miss Rondônia e seus objetivos:

Qual o seu signo e o que você mais gosta no Estado que está representando?

Sou virgiana e o que mais gosto no meu Estado é a mistura de culturas e o jeito acolhedor e humano com que as pessoas lidam com as adversidades.

A minha bandeira é e sempre foi a naturalização da figura trans e de todos da comunidade, precisamos e temos o direito de ocupar qualquer espaço.

Como foi sua trajetória até começar a sua transição e, agora, poderosa, arrasando, sendo eleita miss e indo ao nacional, como está?

Eu cresci em uma fazenda, não tinha referências trans. Minha maior inspiração de beleza sempre foi minha mãe, apesar de muito diferentes fisicamente, sempre carreguei a essência dela comigo. Tive problemas de baixa autoestima, depressão e tentativa de suicídio decorrente da disforia com meu corpo. Hoje, trabalhar com minha imagem e ainda estar em um concurso de beleza é maravilhoso.

O que se tornar Miss significou para você?

Estar no MBTB para mim é uma honra, levar/trazer visibilidade para nós mulheres trans tem sido incrível e muito recompensador.

Como você acha que pode ajudar a comunidade LGBTQI+ sendo Miss?

A minha bandeira é e sempre foi a naturalização da figura trans e de todos da comunidade, precisamos e temos o direito de ocupar qualquer espaço. Sendo uma mulher trans, digital influencer, modelo e acadêmica, sirvo de inspiração para que outas também possam ocupar esses lugares, e diretamente a minha posição se torna didática para os demais, desmistificando conceitos e preconceitos arcaicos.

Qual avaliação você faz do cenário político brasileiro de hoje em dia?

Infelizmente o Brasil atualmente não se encontra em momento positivo na política. Talvez o problema ainda seja a desinformação e descomprometimento dos cidadãos na hora de fazer o exercício de sua cidadania, se atentar e escolher bons representantes.

Você acredita que ter se tornado Miss te ajudou na sua autoestima?

Literalmente sim. Como havia citado, tive sérios problemas com espelho. E poder ser reconhecida como a mais bela do meu Estado e estar buscando o título nacional é terapêutico (risos). Fico feliz em dar lugar à população trans também nesse espaço.

Poder ser reconhecida como a mais bela do meu Estado e estar buscando o título nacional é terapêutico (risos). Fico feliz em dar lugar à população trans também nesse espaço.

O que é ser bonita para você?

A beleza está nos olhos de quem vê, acho esse ditado clichê muito atual. A diversidade de belezas principalmente em um país como o nosso é gigantesca, difícil apontar uma parcela. Para mim, um sorriso no rosto e autoestima ok é ter beleza, se sentir bem, feliz, afinal, é isso que conta.

E qual tipo de gente você acha horrorosa?

Horrível é se vestir de preconceito, machismo, intolerância, discriminação e violência. É ser escuridão quando se pode ser Luz.

O que você pode dizer para as meninas trans e travestis que ainda enfrentam as dificuldades pelas quais você já passou?

Você é linda, você é forte você não está sozinha, não precisa ter medo, você é capaz.

A beleza está nos olhos de quem vê, acho esse ditado clichê muito atual.

Agora uma pergunta clássica: qual seu maior sonho?

Tenho muitos (risos), sempre fui sonhadora e meus sonhos se tornam combustível para eu seguir nessa caminhada. Mas o maior deles e sem dúvidas o mais gratificante vai ser dar uma vida melhor para minha família, conforto. Retribuir todo o apoio e carinho e amor incondicional que me deram e dão até hoje.

Instagram @faedra_fah

Leia também:

MISS BELEZA T: ACRE

MISS BELEZA T: ALAGOAS

MISS BELEZA T: AMAPÁ

MISS BELEZA T: AMAZONAS

MISS BELEZA T: BAHIA

MISS BELEZA T: CEARÁ

MISS BELEZA T: DISTRITO FEDERAL

MISS BELEZA T: ESPÍRITO SANTO

MISS BELEZA T: GOIÁS

MISS BELEZA T: MARANHÃO

MISS BELEZA T: MATO GROSSO DO SUL

MISS BELEZA T: MINAS GERAIS

MISS BELEZA T: PARÁ

MISS BELEZA T: PERNAMBUCO

MISS BELEZA T: PIAUÍ

MISS BELEZA T: RIO GRANDE DO SUL

MISS BELEZA T: RIO DE JANEIRO