Estado do Maranhão realiza roda de conversa sobre dignidade LGBT+ no Judiciário

Promovida pelo Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), a primeira edição do Toada Talk deste ano será realizada no dia 25/3 e terá como tema o atendimento ao público LGBT+ no cumprimento dos mandados judiciais. A iniciativa realizada por meio do Laboratório de Inovação (ToadaLab) em parceria com o Comitê de Diversidade, será em São Luís, no Auditório Madalena Serejo do Fórum Desembargador Sarney Costa, Calhau, das 9h às 12h.

Leia também:

Zukirs dribla machismo e homofobia no Maranhão para fazer música para rebolar e ocupar espaços  

Projeto de Lei obriga Estado do Maranhão a comunicar casos de violência contra a comunidade LGBT

Documentário sobre povos indígenas aponta a falta de identidade do movimento LGBT brasileiro

A roda de conversa tem como objetivo discutir a temática da diversidade de gênero para a compreensão dos conceitos da representatividade de todas as identidades de gênero, dentro de um contexto onde elas são respeitadas; promover uma cultura institucional antidiscriminatória no atendimento aos usuários do sistema de justiça.

Também quer elaborar um guia prático com orientações para o atendimento do público LGBT+ no cumprimento dos mandados judiciais, para auxiliar o trabalho executado pelos oficiais de Justiça do Estado do Maranhão, sanando dúvidas, padronizando a abordagem e orientando o profissional como proceder nas diversas situações enfrentadas na prática quando há divergência do nome social e nome civil do destinatário do ordem judicial e orientar as secretarias judiciais para o atendimento do público LGBTQIA+ e confecção dos mandados judiciais.

A roda de conversa tem como objetivo discutir a temática da diversidade de gênero para a compreensão dos conceitos da representatividade.

O público alvo do evento são os oficiais e as oficialas de justiça e servidores e servidoras que atuam nas secretarias judiciais do Poder Judiciário do Estado do Maranhão. Nesta edição serão disponibilizadas 200 vagas.

Participarão da primeira edição deste ano os especialistas:

Adrian Freire de Lemos Vilar
Secretário do Instituto Brasileiro de Transmasculinidades (IBRAT-MA);
Vice Presidente do Instituto Lilás de São José de Ribamar de Direitos Humanos;

Jaciara Monteiro Santos Rodrigues
Oficiala de Justiça do TJMA
Laboratorista do Toada Lab

Bianca Joseh Bezerra
Técnica Judiciária
Membra do Comitê de Diversidade do TJMA

Moderador:
Luciano Lopes Vilar
Técnico Judiciário
Laboratorista do Toada Lab
Membro do Comitê de Diversidade do TJMA