Ministra disse que não é hora de tratar do tema

É PRA FALAR DE ABORTO SIM, MINISTRA CIDA!

Por Antra*

Nos somamos aos movimentos e coletivos que lutam pelo aborto seguro e legal. É urgente atuar para desfazer os mitos e estigmas que cercam o aborto, e reconhecer como uma questão de saúde pública relevante para a maioria da população.

Leia também:

29 de Agosto, Dia Nacional da Visibilidade Lésbica

Congresso aprova emenda bolsonarista à LDO com ataques à reforma agrária, às mulheres e à população LGBTQIA+

Antra questiona STF sobre resolução que exige cirurgia para trans serem acomodadas em presídios femininos

Não falar, ignorar ou banalizar essa luta é ignorar os dados sobre o aborto no país, principalmente os impactos na vida de mulheres negras. E isso não pode ser tolerado ou visto como aceitável.

Tornar o aborto acessível e seguro é um compromisso urgente e, para tal, é necessário que o debate seja feito abertamente, livre de preconceitos e julgamentos morais, os quais apenas empurram as mulheres, homens trans, pessoas transmasculinas e não binárias que têm útero para a clandestinidade, sujeitando essas pessoas a sérios riscos à sua saúde física e mental. Nesse sentido, é imprescindível que o governo federal tome medidas efetivas.

A legalização do aborto é uma luta essencial pela democracia e para assegurar dignidade e liberdade a mulheres e pessoas que têm útero. Precisamos construir uma sociedade onde todas as pesoas tenham seus direitos reprodutivos garantidos!

Não dá pra esperar. É PRA FALAR DE ABORTO SIM, E AGORA!

*Antra é a Associação Nacional de Travestis e Transexuais, rede de organização política de pessoas trans que articula em todo o Brasil 127 instituições que desenvolvem ações para promoção da cidadania da população de Travestis e Transexuais.