“Rivais” traz Zendaya comandando triângulo amoroso com o mundo do Tênis de pano de fundo

Por Eduardo de Assumpção*

“Rivais” (Challengers, EUA, 2024) Tashi Duncan (Zendaya) é uma ex-prodígio do tênis, agora treinadora: uma força da natureza que não permite erros, dentro e fora das quadras. Assim, sua estratégia para a redenção de seu marido Art Donaldson (Mike Faist), um astro que acaba de voltar de uma série de derrotas, toma um rumo surpreendente quando este tem que enfrentar o agora arruinado Patrick (Josh O’Connor), outrora melhor amigo de Art e ex-namorado de Tashi.

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À medida que seu passado e presente colidem e as tensões aumentam, Tashi se verá tendo que questionar qual é o preço da vitória. Luca Guadagnino e o roteirista Justin Kuritzkes, voltam a trabalhar juntos, desta vez em uma história de ascensão ou incursão atípica ao gênero de filmes esportivos. Embora também haja muito tênis jogado, o longa é mais sobre o amor, o sexo e as energias que eles liberam.

‘Rivais’ conta a história de um triângulo amoroso cujo campo de jogo é sempre o tênis. Como jovens de 18 anos, Art e Patrick são muito familiarizados um com o outro, mas seu amor por Tashi os torna rivais. Tashi visita os dois jovens, em seu alojamento, como eles desejavam. Ela conduz a conversa, ela finalmente sinaliza que o beijo também é permitido.

Luca Guadagnino alterna entre eventos que aconteceram agora, há 13 anos, ou apenas duas semanas ou algumas horas atrás, e assim aborda passo a passo não apenas a dinâmica especial dos personagens entre si, mas também dos próprios indivíduos .O roteirista e o diretor constroem o filme, como se fosse uma verdadeira partida de tênis.

A história dos três protagonistas se desenrola ao longo de 13 anos, de 2006 a 2019, com o espectador sendo levado de um lado para o outro durante esse tempo como acompanhando uma bola. Guadagnino encena com tanta garra e sofisticação, com tanta sensualidade e um fino senso de subtexto estrondoso, que é irresistível.

E assim como ele gira e remonta a cronologia do amor, ele também quebra a sequência e impacto no tênis e a transforma em uma montanha-russa alimentada pelo ritmo da trilha sonora de Trent Reznor e Atticus Ross.

*Eduardo de Assumpção é jornalista e responsável pelo blog cinematografiaqueer.blogspot.com

Instagram: @cinematografiaqueer

Twitter: @eduardoirib