Estado do Ceará não para no avanço dos direitos LGBT e inaugura Centro de Referência

Fotos: Márcia Travessoni – Reprodução

O Estado do Ceará avança mais um passo na cidadania LGBT. Após lançar no último dia 9 a Pesquisa Estadual sobre a população LGBT+ do Ceará 2021-2022, o governo inaugurou hoje, 13 de dezembro, o Centro Estadual de Referência LGBT+ Thina Rodrigues. A iniciativa é da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS).

Leia também:

André Mendonça é confirmado no STF e começa uma era de obscuridade no último refúgio para os LGBT

Ministério de Damares oficializa “ideologia de gênero” como real e quer receber denúncias

ABGLT é alvo de onda de fakenews após ingressar com ação para incluir diversidade em documentos

O governo cearense quer abrir um espaço de cidadania, acolhimento qualificado e orientação sobre serviços das redes municipais e estaduais de assistência social, psicológica, saúde e jurídica. “O nosso objetivo é ter um espaço para receber as denúncias de violações, mas também de dar orientações, discutir, acolher demandas”, observa a titular da SPS, Socorro França.

Os atendimentos são agendados e podem ser de forma presencial, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, ou por meio eletrônico.

A população pode acessar o e-mail cerlgbt@sps.ce.gov.br, para obter informações sobre direitos no Ceará ou receber orientações sobre como denunciar casos de LGBTfobia, de violências doméstica, familiar e institucional; discriminação em ambientes públicos ou privados, negação de atendimentos, entre outras violações de direitos.

Centro foi inaugurado nesta segunda em Fortaleza

Silvinha Cavalleire destaca o significado do equipamento à comunidade LGBT+ e para o Ceará. “O Centro é uma reivindicação histórica da população LGBT+ cearense. Somos o único centro estadual de referência no País, com serviços completos e com a estrutura adequada. Somos, de fato, referência para todo o Brasil”, orgulha-se.

Reconhecimento

A denominação do equipamento é uma homenagem à travesti e militante dos direitos humanos Thina Rodrigues. Natural de Brejo Santo, Thina atuou na defesa de direitos das pessoas trans e travestis, em todo o País. Foi precursora do movimento transgênero no Estado, em parceria com Janaína Dutra, fundou e presidiu a Associação de Travestis do Ceará (Atrac).

Somos o único centro estadual de referência no País, com serviços completos e com a estrutura adequada.

Em sua última entrevista, antes do seu falecimento, em 29 de junho de 2020, Tina declarou como gostaria de ser lembrada: “Apenas como uma pessoa simples, lutadora, ativista e militante, que vai ficar muito feliz quando as travestis e trans forem aceitas de forma plena”.

Centro Estadual de Referência LGBT+ Tina Rodrigues: Rua Valdetário Mota, 970, no Bairro Papicu, em Fortaleza