Cidade histórica do movimento, Juiz de Fora marca sua III Conferência Municipal LGBT+
Está agendada para os dias 17 e 18 de maio a III Conferência Municipal dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ da cidade mineira de Juiz de Fora – a casa do histórico concurso Miss Gay. O tema é “Construindo a Politica Municipal dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+” e o evento tem como objetivo a atualização das diretrizes da agenda específica para Juiz de Fora, além de potencializar a mobilização e a participação social com intuito de dar voz à comunidade bem como atuar em combate a todas as formas de discriminação e preconceito.
Leia também:
Universidade Federal de Juiz de Fora tem sua primeira mulher trans doutora!
O evento é a instância máxima de participação popular e também tem como foco discutir, avaliar e propor políticas públicas de atendimento a esse público, considerando sua diversidade. As inscrições podem ser feitas a partir da próxima quarta-feira, 17, pelo link.
De acordo com a presidenta do Conselho Municipal de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos da População LGBTQI, Sol Mourão, a conferência é um espaço democrático de participação da sociedade civil e agentes governamentais com intuito de promover diálogos sobre questões ligadas às pessoas LGBTQIAP+. “É muito importante a participação da comunidade, pois estamos vendo a cada dia o quanto nossos corpos e vivências vêm sendo atacados e a partir deste encontro podemos construir novos mecanismos políticos, além de construir um espaço coletivo de diálogo em nossa cidade”, analisa.
Confira a programação:
17/5 – Sexta-feira:
Local: Teatro Paschoal Carlos Magno (Rua Gilberto de Alencar, 1, Centro)
18h – Credenciamento
19h – Abertura
19h50 – Palestra Magna: “Construindo a Política Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+” com a presidenta do Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, Janaína Barbosa de Oliveira e a Deputada Estadual Bella Gonçalves.
20h30 – Apresentação Cultural (Ballroom Kunt JF)
21h – Encerramento
18/5 – Sábado:
Local: UniAcademia (R. Halfeld, 1179 – Centro)
7h – Credenciamento
8h – Apresentação Cultural
8h05 – Plenária Inicial (leitura, discussão e aprovação do regimento interno)
9h – Painéis Temáticos
12h – Pausa para o almoço
12h às 13h – Inscrição de delegados
13h – Início dos grupos de trabalho (eixos temáticos)
16h – Coffee break + Sistematização de propostas
16h30 – Plenária final (deliberação das propostas por eixo temático nas três esferas de governo e moções). Eleição de delegados para a etapa regional da Conferência Estadual dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+.
20h – Encerramento